segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Mudança


O mundo sempre esteve em constante mudança: as estações sucedem-se, tal como a vida, em que os seres vivos nascem, crescem e morrem.

Com a evolução e a civilização fomo-nos sedentarizando e acostumando a viver de uma forma monótona e rotineira. Habituámo-nos a aprender uma profissão e a especializarmo-nos, habituámo-nos a pensar que o trabalho, o casamento e o lar de família são para toda a vida. Porém, nos últimos anos a sociedade tem sofrido alterações significativas e muito rápidas que produzem mudanças, no dia-a-dia, das pessoas. Por vezes, as mudanças são tão drásticas ou rápidas que há dificuldade em adaptar com a velocidade e facilidade adequadas.

Cada vez mais existe uma maior competitividade e exigência de tempo e dedicação nas profissões. No dia-a-dia, as famílias têm menos tempo para dedicar aos vários membros, as crianças e a sua educação diária ficam entregues a estranhos muitas horas, por outro lado, os idosos são colocados em lares e afastados do grupo familiar. Há casamentos que se desfazem, os despedimentos deixam as pessoas sem ocupação e a vida económica da família sofre alterações.

Por todo o lado se verifica alguma insegurança, é imperativo que as pessoas consigam acompanhar as mudanças e façam as alterações que achem convenientes para que a sua vida pessoal e/ou profissional estabilize e siga na continuidade da transformação, que se verifique, sem que haja ansiedade ou stress em demasia, mantendo o equilíbrio e o sucesso dos resultados que pretende.

O Coaching é um processo que ajuda nas mudanças e que pode ser uma excelente ferramenta para analisar os pros e contras, as capacidades e potencialidades e identificar pontos de melhoria para que a mudança se processe tal como planeado e os resultados sejam uma certeza.
Licínia Leitão


Sem comentários:

Enviar um comentário